Perguntas Frequentes

Como é o nome da instituição de ensino?

Centro de Educação de Jovens e Adultos Mathisa – Cead Mathisa

 

O Cead Mathisa é reconhecido?

Sim, a instituição de ensino foi credenciada e autorizada pela Resolução nº 2.297/09 pela Secretaria de Estado da Educação – SEED e o curso reconhecido pela Resolução nº 2.404/13 para o Ensino Fundamental e pela Resolução nº 2.405/13 para o Ensino Médio.

 

Existe um número de credenciamento ou autorização do MEC?

Não. As instituições de ensino fundamental e ensino médio não são autorizadas pelo MEC (Ministério da Educação) e sim pelas secretarias estaduais de educação.

 

Qual é a relação entre curso supletivo e EJA?

Na prática é a mesma modalidade, o que mudou foi o nome. O antigo SUPLETIVO agora se chama EJA – Educação de Jovens e Adultos.

 

Quem pode cursar o ensino fundamental II no Cead Mathisa?

Maiores de 18 anos, que já concluíram o ensino fundamental I (antiga 1ª a 4ª série) na modalidade regular ou EJA.

 

Quem pode cursar o Ensino Médio no Cead Mathisa?

Maiores de 18 anos, que já concluíram o ensino fundamental II (regular ou EJA).

 

Quem conclui o Ensino Médio no Cead Mathisa pode fazer um curso técnico ou superior de graduação?

Sim, todos os alunos que concluírem seus estudos no Cead Mathisa recebem o Certificado de Conclusão do Ensino Médio que lhes dá o direito de prosseguir seus estudos em nível técnico ou superior.

 

Como funciona o curso EJA na modalidade a distância?

Aulas presenciais uma vez por semana na sede do Cead Mathisa com controle de presença. Estudo individual através do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA contendo o material didático, videoaulas, textos, manual do aluno, exercícios de fixação, revisão, avaliações a distância, chats e fóruns.
Tutoria – acesso a professores que dão suporte técnico e didático para adaptação à modalidade a distância e para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Avaliação presencial na sede.

 

Há possibilidade de dispensa de disciplina?

Sim. Através do aproveitamento de estudos, feito pela análise do Histórico Escolar/Declaração Parcial de Proficiência do ENEM, exame de suplência e disciplinas cursadas em escolas que possuem o mesmo sistema de ensino.

 

Como é a avaliação?

É feita por meio de provas, atividades avaliativas e trabalhos.

 

O que é necessário para fazer matrícula?

Comparecer à sede do Cead Mathisa com os seguintes documentos: RG, CPF, Certidão de nascimento ou Certidão de casamento, Histórico Escolar do Ensino Fundamental,  comprovante de residência e uma foto 3×4.