Perguntas Frequentes

Documentos:

1) Como posso solicitar declaração de Matrícula?
Entrando em contato diretamente com a secretaria da escola através dos telefones: (41) 33640493 / (41) 997372720 ou pelo email: professor_online@ceadmathisa.com.br para formalizar sua solicitação.

2) Como poderei retirar os documentos a mim pertencentes?
Você poderá retirar documentação diretamente na sede da escola, no endereço: Rua Renascença, número 30, Santa Felicidade. Para agilizar a retirada, aconselhamos entrar em contato antecipadamente pelo telefone (41) 33640493 e fazer a sua solicitação.

3) O CEAD Mathisa poderá enviar documentos solicitados, por correio?
Não, somente é permitida a retirada na secretaria da escola.

4) Após concluir o meu curso, quanto tempo terei o histórico escolar em mãos?
Após conclusão, devido aos tramites institucionais, o histórico será emitido com o prazo de 30 dias.

Aulas presenciais

1) Quantas vezes por semana tenho que frequentar as aulas presencias?
As aulas presencias acontecem uma vez por semana, conforme cronograma, o restante da carga horária deve ser cumprida na plataforma de estudos online.

2) O que acontece se eu não comparecer às aulas presenciais?
O aluno que não comparecer às aulas presenciais levará falta e deverá procurar a equipe pedagógica a fim de agendar reposição da mesma.

3) Onde serão realizadas as aulas presenciais?
As aulas presenciais são realizadas sempre na sede da escola, situada à Rua Renascença, número 30, Santa Felicidade.

Acesso às disciplinas

1) Como posso saber as datas de início e término de cada disciplina?
Cada aluno possui um cronograma individual, que é elaborado após a matrícula, para a organização do aluno, o mesmo pode ser solicitado no setor pedagógico.

2) Qual o tempo que demora para concluir cada disciplina?
Cada disciplina possui a sua carga horária específica contadas em semanas. Algumas possuem uma carga horária menor como é o caso de Arte e Educação física, outras possuem carga horária maior, como é o caso de Português e Matemática.

3) Na plataforma (AVA), todas as disciplinas já encontram-se liberadas para meu acesso?
Sim, a partir do cadastro do aluno, todas as disciplinas estarão disponibilizadas para acesso e estudo. Basta localizá-las no painel dos cursos/lupa.

4) No ambiente virtual, quando eu entro pela primeira vez na disciplina e não consigo acesso. O que devo fazer?
Ao tentar acessar pela primeira vez a disciplina é necessário se inscrever. Basta clicar no quadrinho: inscreva-me, e automaticamente você será direcionado para a série e disciplina desejada.

Notas e médias

1) Como são calculadas as minhas médias?
As médias finais são calculadas por média aritmética, pela soma das atividades escritas + as avaliações a distância e participação no fórum e devem atingir a média 6,0 (seis vírgula zero).

2) Quanto vale cada atividade avaliativa?
A atividade avaliativa vale 10,0 (dez vírgula zero).

3) Qual é a média necessária para aprovação?
A média é 6,0 (seis vírgula zero).

4) Se eu não atingir a média na atividade avaliativa escrita, como devo proceder?
Caso não consiga atingir a média 6,0 (seis vírgula zero) na atividade escrita, você tem direito a fazer recuperação e melhorar a sua nota, o professor ou departamento pedagógico disponibilizará a você um novo instrumento avaliativo como recuperação.

5) Quando eu não atingir média na avaliação online, o que devo fazer?
Em toda avaliação on-line, você possui 2 tentativas, caso não consiga atingir média 6,0 (seis vírgula zero) na primeira vez, pode refazer a avaliação como recuperação.

6) Onde encontro conteúdo para estudar para a avaliação on-line?
No AVA (plataforma) você encontra o material didático (apostila), com os conteúdos a serem estudados, vídeoaulas, material de apoio, que te darão suporte para estudar e se preparar para realizar a avaliação a distância.

Tutoria

1)Quando surgirem dúvidas em relação aos conteúdos, atividades ou ao Ambiente Virtual, a quem posso recorrer?
Ofertamos atendimento individualizado com professor-tutor, basta entrar em contato com o setor pedagógico e agendar horário.

2) A tutoria pode ser em qualquer disciplina?
Sim, independente da dúvida ou matéria, pode ser agendada a tutoria.

Comunicação

1) Quando tiver necessidade de entrar em contato com a escola, qual a melhor forma?
A forma mais rápida de contato é através dos telefones: (41)3364-0493/ (41) 997372720. Também pode nos contactar pelo Whatsapp (41) 997372720 ou por email: professor_online@ceadmathisa.com.br

2) Existe outra forma de contato no coletivo?
Sim, possuímos grupos de whatsApp, organizados por modalidade de ensino, onde são repassadas todas as informações pertinentes à escola.

3) Mudei de email ou telefone, como proceder?
Comunique imediatamente a secretaria da escola para que seja feita a atualização do seu cadastro.

Ambiente Virtual de Aprendizagem

1) É possível acessar o AVA (Plataforma) usando tabletes e smartphones?
Sim, o AVA pode ser acessado por computadores, tabletes e smartphones.

2) Às vezes, enquanto estou fazendo alguma atividade, principalmente avaliação a distância e fórum, perco as informações digitadas antes de enviar. Por que isso ocorre? O que faço para evitar o problema?
Isso pode ocorrer em casos de falha de conectividade, queda de energia elétrica ou problemas com o computador ou outro dispositivo que você esteja usando para acessar o curso. Considerando que o AVA não salva atividades não enviadas, recomendamos que você faça a atividade em um editor de textos (por exemplo, o Word) e depois copie e cole no local apropriado. Ou então refaça a atividade.

3) Não estou conseguindo baixar o material didático, vídeos ou alguma atividade. O que faço?
Recomendamos alguns cuidados: a) certifique-se de que seu computador, tablete ou smartphone está conectado à internet; b) Tente mudar de navegador; c) Se for um arquivo em PDF, certifique-se que tem visualizador de PDF instalado no dispositivo em que está usando; d) Se for um vídeo, certifique-se que tem o player para reprodução de conteúdos multimídia;

4) Estou sem acesso frequente à internet, tem algum problema?
Sim, para acessar o AVA e realizar as atividades é necessário uma internet constante. Caso não possua, procure o setor pedagógico para agendar a utilização do laboratório de informática do Cead Mathisa.

Regras do Curso

1) Durante o período de férias, meu curso é interrompido?
Não, apenas as aulas presenciais são suspensas, como o cronograma individual é organizado de forma contínua, o aluno poderá, durante as férias, estudar pelo AVA, sem prejuízos pedagógicos.

2) Se por algum motivo, o aluno deixou de cumprir atividades acadêmicas, é possível entregá-las fora do prazo?
Caso o tempo de conclusão já tenha se esgotado, o cronograma individual será reformulado, modificando assim o tempo para fechamento, implicando em custos para o aluno.