A Escola

Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos a Distância – MATHISA

Histórico da Instituição e seus Objetivos

            O Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos a Distância Mathisa – Ensino Fundamental Fase II e Médio tem suas origens em um trabalho realizado por um grupo de professores em empresas na Cidade de Curitiba. Desse trabalho surgiu o sonho de um projeto educativo que atendesse de forma eficiente as especificidades de um público com dificuldades de frequentar a escola regular.

Elementos Constitutivos

            Como funciona – Os conteúdos são distribuídos por disciplinas com avaliações contínuas e cumulativas do desempenho do educando.

            Oferecemos aulas presenciais que correspondem a 20% do conteúdo da matriz curricular, 10% do conteúdo é estudado em regime tutorial e 70% corresponde a carga horária a distância realizada no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

            No AVA o educando encontrará todo suporte necessário para o desenvolvimento de seus estudos, além de videoaulas, laboratório virtual, atividades de apoio, avaliações, recuperações, chats, fóruns e o material didático desenvolvido para o público de EJA a distância.

            O educando deverá realizar atividades avaliativas tanto em sala de aula como no ambiente virtual. A média aritmética será calculada conforme a soma das notas presenciais e a distância.  A média final deverá ser igual ou superior a 6,0 (seis) pontos para aprovação do aluno.

Concepção Filosófica

            A concepção de Educação de Jovens e Adultos expressa princípios filosóficos, norteia os princípios pedagógicos inerentes às finalidades da ação pretendida:

■ A intencionalidade do ato educativo – O educador assume uma ação intencional, direcionada para o acontecimento dos processos de ensino e da aprendizagem.

■ A participação ativa do educando nas situações de aprendizagem – Propiciar ao Educando a compreensão de que o conhecimento sistematizado é resultado de uma produção e recriação dos homens, nas diversas épocas, e que, como ser histórico, ele também participa desse processo.

■ A especificidade de ação educativa para jovens e adultos frente às características de cada grupo – Propiciar ao educando conhecimentos verdadeiramente úteis para sua vida, levando em conta as características de cada grupo.

■ A seleção dos conteúdos de aprendizagem,  relacionada às necessidades dos alunos, são o mínimo exigido dentro da demanda de uma sociedade letrada – A escola é o local privilegiado de apropriação do conhecimento sistematizado  necessário  para o funcionamento e organização da vida econômica, política e cultural dos homens, em uma determinada sociedade, na totalidade das suas relações.