A Escola

Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos a Distância – MATHISA

Histórico da Instituição e seus Objetivos

O Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos a Distância Mathisa – Ensino Fundamental Fase II e Médio tem suas origens em um trabalho realizado por um grupo de professores em empresas na Cidade de Curitiba. Desse trabalho surgiu o sonho de um projeto educativo que atendesse de forma eficiente as especificidades de um público com dificuldades de frequentar a escola regular.

Elementos Constituitivos

Como funciona – Os conteúdos são distribuídos por disciplinas com avaliações periódicas. Oferecemos aulas presenciais na sede do Cead Mathisa, que correspondem a 30% do conteúdo da matriz curricular. 10% do conteúdo é estudado em regime de tutorial e 70% é disponibilizado no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

No AVA o educando encontrará todo suporte necessário para o desenvolvimento de seus estudos.

Além de videoaulas, ele encontrará apostilas desenvolvidas pelos professores dessa instituição de ensino, bem como o material de apoio do Telecurso.

O educando deverá realizar atividades avaliativas tanto em sala como no ambiente virtual. As notas são somadas e obtém-se a média final que deve ser igual ou superior a 6,0 para que o aluno seja aprovado.

 

Concepção Filosófica

A concepção de Educação de Jovens e Adultos expressa Princípios Filosóficos, norteia os Princípios Pedagógicos inerentes às finalidades da ação pretendida:

A intencionalidade do ato educativo – O educador assume uma ação intencional, direcionada para o acontecimento dos processos de ensino e da aprendizagem.

■ A participação ativa do educando nas situações de aprendizagem – Propiciar ao Educando a compreensão de que o conhecimento sistematizado é resultado de uma produção e recriação dos homens, nas diversas épocas, e que, como ser histórico, ele também participa desse processo.

A especificidade de ação educativa para jovens e adultos frente às características de cada grupo – Propiciar ao educando conhecimentos verdadeiramente úteis para sua vida, levando em conta as características de cada grupo.

A seleção dos conteúdos de aprendizagem,  relacionada às necessidades dos alunos, são o mínimo exigido dentro da demanda de uma sociedade letrada – A escola é o local privilegiado de apropriação do conhecimento sistematizado  necessário  para o funcionamento e organização da vida econômica, política e cultural dos homens, em uma determinada sociedade, na totalidade das suas relações.